
Conservação
Localizado bem no meio de uma das maiores e mais bem preservadas áreas de Mata Atlântica do país, o município de Guaraqueçaba possui grandes áreas desse bioma praticamente intocadas. A região, denominada Mosaico Lagamar, se estende desde Peruíbe, no litoral sul de São Paulo até Guaratuba, litoral sul do Paraná, cobrindo também a Serra do Mar e o Vale do Ribeira, esses um pouco mais a oeste.

O nome “mosaico”, vem da aparência do mapa de áreas de preservação, composto por um total de 52 Unidades de Conservação (UCs).
As áreas de preservação pertencem às mais diversas categorias e, em muitos casos, uma acaba sobrepondo à outra. A imagem acima compõe o plano de manejo da Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Salto Morato e mostra as unidades de conservação (UCs) mais próximas ao município de Guaraqueçaba.
Dentre as UCs do município temos algumas que são particulares, entrando na categoria das RPPNs. São elas: a do Sebuí, do Salto Morato (pertencente à Fundação Boticário), e as três reservas mantidas pela Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem (SPVS): das Águas, Guaricica e Papagaio-da-cara-roxa.
A SPVS, além de manter as reservas particulares, também desenvolve projetos de conservação, como o Projeto Papagaio-de-cara-roxa, que há 20 anos garante a preservação dessa espécie endêmica da região. Um dos grandes patrocinadores desse projeto é a Fundação Boticário, que investe milhões de reais anualmente na conservação do meio ambiente, tanto em iniciativas próprias como de terceiros.