top of page

01

Localização.jpg

Localizada a 160 quilômetros de Curitiba, Guaraqueçaba pertence ao litoral norte do Paraná e está situada em meio à maior, e uma das mais bem preservadas, áreas de Mata Atlântica do Brasil, região conhecida como Mosaico LAGAMAR.

A Mata Atlântica é considerada um dos biomas mais ameaçados do mundo, possuindo apenas 8,5% de sua cobertura original em remanescentes florestais (acima de 100 hectares) e cobrindo, hoje, 0,8% da superfície terrestre. Ainda assim, segundo o Instituto SOS Mata Atlântica, o bioma apresenta mais de 5% das espécies de vertebrados e cerca de 5% das espécies vegetais encontradas no globo. Boa parte da biodiversidade encontrada na Mata Atlântica é endêmica, ou seja, ocorre exclusivamente dentro deste bioma.

Guaraqueçaba, em tupi-guarani significa “local do Guará”, ou “local onde dorme o Guará”, uma ave habitante dos manguezais bastante chamativa por sua coloração vermelha. O Guará esteve extinto por um tempo da região, mas hoje voltou a habitar a baía de Guaraqueçaba, sendo cada vez mais comum de ser avistada em grandes bandos, especialmente no final da tarde, quando se reúne nos chamados dormitórios.

Uma espécie indicadora, que demonstra a importância da preservação da área de mangues de Guaraqueçaba é o Gavião Caranguejeiro. Originalmente encontrado por mangues de toda a encosta brasileira, agora somente pode ser visto em alguns pontos da região norte e nordeste do Brasil e, mais ao sul, somente na Baía de Guaraqueçaba e Paranaguá.

Outra espécie bandeira é o Papagaio-de-Cara-Roxa. Endêmica da região, tem sua distribuição restrita ao litoral sul de São Paulo e litoral do Paraná. Sua distribuição original ia até o litoral norte do Rio Grande do Sul, de onde já foi extinto, bem como do estado de Santa Catarina.

GUARAQUEÇABA

Hoje, 473 anos após as primeiras incursões colonizadoras no município, Guaraqueçaba ainda é uma cidade com difícil acesso e com diversas comunidades isoladas e sem infraestrutura.

CONSERVAÇÃO

Saiba um pouco do que está sendo feito para a preservação da maior área contínua de Mata Atlântica do Brasil. Conheça projetos como o do Papagaio-de-cara-roxa e a RPPN Salto Morato.

GALERIA

Dos enormes Guaperuvus aos pequeninos fungos e musgos; de golfinhos a gaviões; de paisagens noturnas a pores-do-sol; de praias a grande florestas; de mangues a cachoeiras.

BASTIDORES

Saiba um pouco do que rolou por trás das câmeras durante as expedições do projeto. Textos e imagens mostram um pouco das dificuldades enfrentadas nas viagens.

bottom of page